Cursos


 A VIAGEM EXISTENCIAL
BIODANZA E OS ARQUÉTIPOS DO TARÔ
“A arte do Tarô realiza um processo de expansão de consciência sempre renovado.” R.Toro
O TARÔ DA BIODANZA ou TARÔ BIOCÊNTRICO foi criado em 2004 por Silvia Eick em parceria com Rolando Toro Araneda.
Trata-se de uma abordagem inédita, onde os arquétipos do tarô original recebem uma leitura biocêntrica dentro da linguagem da Biodanza seguindo o seu Modelo Teórico, tendo a Vida como prioridade absoluta.
O Modelo Teórico de Biodanza atesta que o homem nasce com um potencial ilimitado de qualidades a serem desenvolvidas ao longo de sua vida. Os arquétipos, ao possibilitar o acesso à essência do ser humano, abrem portas, mostram caminhos para a expressão plena deste potencial.
Sutis modificações foram feitas nesta releitura, como substituir os 4 naipes pelos 4 animais arquetípicos de Biodanza, a fim de facilitar o casso ao Ser Numinoso de cada um.
A interpretação de cada arcano (carta) é revelada através das palavras de Rolando Toro Araneda.
“O jogo de cartas do Tarô constitui uma “Tábula Secreta” que permite indagar nas sutis circunstancias que configuram nossa existência. O jogo de sincronia que implica a leitura das imagens, conjuga elementos arquetípicos e sinais capazes de revelar e mobilizar o curso da nossa vida. O tarô constitui uma sabedoria que provem da percepção originária de antigos sábios.
Esta versão do Tarô Biocêntrico introduz conceitos de Psicologia dos Arquétipos, uma Visão Biocêntrica, Alquimia dos 4 Elementos, Filosofia Existencial, percepção Ampliada e uma dimensão estética através das Artes Visuais e da Poética Ontocosmológica.
Novalis expressou que: “Cada experiência é parte da magia, e não pode explicar-se a não ser magicamente.”
Sugiro, cada dia, escolher uma carta ao acaso e levá-la consigo, mesmo sem entendê-la, como um invocação secreta das múltiplas matrizes da vida."
Rolando Toro Araneda